terça-feira, 19 de julho de 2011

Lifeson e seus 3 melhores solos!


Em entrevista ao site MusicRadar.com, o guitarrista do RUSH escolheu, sem pestanejar, aqueles que ele considera como seus três melhores solos de guitarra. Abaixo, a lista com os comentários de Lifeson, música por música:

1. Limelight (“Moving Pictures”, 1981)

"Adoro a elasticidade deste solo. Pra mim é muito emocionante tocar esta parte da música. A canção é sobre solidão e isolamento e acho que o solo reflete isso. Existe bastante coração nele. É uma coisa de sentimento: você tem que tocar o solo como o sente, caso contrário, soará exagerado. Eu nunca tive esse problema com ‘Limelight’. Na primeira vez em que a toquei em estúdio senti uma verdadeira fixação por ela, eu poderia dizer que era algo especial. Ainda hoje é o meu solo favorito para executar ao vivo. Eu nunca me canso dele. Cada vez em que estou prestes a tocá-lo, respiro fundo e solto o ar na primeira nota. Acho que soa tolo, mas para mim é algo libertador".

2. Kid Gloves (“Grace Under Pressure”, 1984)

"Essa música é do nosso álbum 'Grace Under Pressure'. O que eu gosto neste solo é que ele é o oposto do ‘Limelight’: tem um suingue, um tipo de atitude sensual, um pouco de humor estúpido. Quando eu a toco sinto uma certa confiança, como uma pessoa levada, o que não é de todo o meu jeito na vida real. O engraçado nela é que eu tinha um idéia para o solo e apenas a realizei depois de gravá-la pela primeira vez. Nunca tenho planos em mente quando estou gravando solos. Eu apenas lhes dou asas. O solo de ‘Kid Gloves’ me guiou, é como se ele soubesse o que queria ser e eu me limitei a segui-lo".

3. Freewill (“Permanent Waves”, 1980)

"É um solo muito difícil de se tocar. Acho que sinto um orgulho solitário por isso. Toda vez que eu o faço, fico espantado. É tão frenético e excitante. A parte rítmica também – Geddy e Neil estão por todo o lugar. É provavelmente um dos trechos de música mais ambiciosos que o Rush já fez. Num certo sentido, todos solam ao mesmo tempo. Na gravação eu não tinha nada planejado, estava apenas reagindo ao que os outros rapazes faziam. Basicamente, estava apenas tentando prosseguir! Mas acho que funcionou muito bem. Fiquei bastante contente com ele, e olha que eu normalmente encontro problemas nas coisas que faço".

terça-feira, 12 de julho de 2011

Difícil de tocar ?!?!!?


Amigos, já assisti inúmeras vezes o excelente filme/documentário: "Rush: Beyond The Lighted Stage" e um momento que achei muito interessante é quando eles falam sobre a gravação do maravilhoso "Hemispheres", no qual houve um processo muito trabalhoso devido a complexidade do álbum, a banda chegou a um incrível periodo de 11 horas ininterruptas de gravação. Durante este momento do filme aparece uma foto que Lifeson tirou de si mesmo dentro do estúdio, com um pouco de olheiras e barba mal feita, mas mesmo assim com um sorriso. Os caras depois disso fizeram um acordo de não mais entrar numa "aventura" daquelas. Hemispheres é mesmo "assustador"! As passagens rítmicas, os tempos quebrados, a guitarra totalmente monstruosa do mestre, para não falar do álbum inteiro, basta prestar a atenção em "La Villa Strangiato", nossa! Aquilo é coisa de sem explicação, parece que são muitas guitarras, mas na verdade é apenas Alex Lifeson.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Ao Mestre com Carinho !

Alexander Zivojinovich (Fernie, 27 de agosto de 1953), mais conhecido como Alex Lifeson, é guitarrista da banda Rush. Segundo ele, "Zivojinovich" se traduz como "filho da vida", o que originou seu nome artístico.

O guitarrista do Rush é considerado o cientista da banda, pois busca constantemente sonoridades diferentes para expressar sua musicalidade. Extremamente versátil, Alex é competente em riffs, solos e texturas, caracterizando-se por apresentar uma distribuição precisa sobre os tempos e um trabalho rítmico muito elaborado. Junto com Geddy, compõe as músicas do power trio.

A partir de hoje esse blog recém criado, dará uma atenção toda especial a esse "Mestre" das guitarras e responsável por riffs maravilhosos que não saem de nossas cabeças. Entrevistas, curiosidades, fotos e tudo que você quer saber sobre o grande Alex. Então, fiquem ligados !!!